Conheça as 5 dicas para quem está começando a pregar na Igreja – Parte 1

Por Saulo Souza da Cruz, São Paulo.

 

A tarefa de ministrar a Palavra de Deus na Igreja pode parecer simples para pregadores que já são acostumados a lidar com o público em campanhas, confraternizações, vigílias e demais eventos da igreja. Mas que está começando agora pode encontrar algum receio em ministrar a Palavra, principalmente com medo cometer algum erro. Como já passei por isso, decidi escrever um artigo simples para ajudar os irmãos neste começo. Percebo que alguns dos novos pregadores não conseguem organizar suas ideias direito, e como consequência disso a igreja não entende nada do que é ministrado. É importante ressaltar que as dicas que vou apresentar não tem o intuito de ensinar ninguém a pregar, apenas ajuda o pregador garantindo que a igreja vai entender claramente a mensagem que ele irá pregar.

1- Nunca deixe pra escolher a mensagem na hora do culto

Um erro muito comum dos novos pregadores e até de alguns que já são experientes, é decidir o que irá pregar só na hora do culto. Já vi pregadores ficarem sentados lendo a bíblia no momento da oração. Isso é um erro. O pregador deve escolher a mensagem a ser pregada com antecedência pedindo orientação do Espírito Santo nesta escolha. Quem decide na última hora a mensagem a ser pregada, corre o risco de ministrar um versículo isolado ou pregar uma passagem que não conhece profundamente deixando de lado pontos importantes da mensagem e ressaltando situações sem relevância. Já vi isso acontecer até em um congresso de mocidade. O pregador leu um versículo sem dominar a história completa, resultado: A pregação ficou repetitiva e sem lógica, pois só conhecia um versículo. Lembre-se: Uma boa pregação tem começo, meio e fim

2- Não pregue de Gênesis a Apocalipse

Outro erro comum é pregar demais. Talvez esse erro tenha se popularizado porque muitos acham que pregar 1 ou 2 horas parece ser bonito. Mas de nada adianta pregar horas a fio se a ministração for desorganizada. Tem pregador que começa falando de Adão, pula pra João Batista, fala de Pedro, depois o compara com Arão e assim vai. Pregar desse jeito pode confundir a igreja que certamente não irá identificar claramente qual é o tema da mensagem que você está pregando. O pregador pode, com cautela, usar outras passagens bíblicas para reforçar o versículo que foi lido, entretanto mencione no máximo mais 2 referências coerentes com o que você leu. Se sua mensagem é sobre cura não fale sobre Noé por exemplo. É importante ressaltar que pregações muito extensas podem levar o pregador a extrapolar o horário do término do culto causando murmuração na igreja.

3- Organize sua mensagem

Costumo dizer que uma pregação compreensível tem que abordar 3 perguntas: O que? Como? e Porque?

O que ? - Toda mensagem pregada por mais simples que seja, tem uma ação Deus. Ou estamos pregando que Deus vai curar, libertar, salvar, repreender, consolar enfim, a lista de verbos é extensa. Identifique na sua pregação qual é essa ação e deixe claro para a igreja. Se você não deixar a ação de Deus ficar claro na mensagem, as pessoas não vão entender o que Deus quer fazer e vão achar que Ele não está falando com a Igreja.

Como? – É importante abordar também como Deus irá desempenhar a ação. Não basta apenas dizer: “Deus vai te dar a vitória”, sem dizer como isso vai acontecer e se essa vitória está condicionada a alguma coisa como a Fé por exemplo. Mostre o caminho para que a Igreja receba a ação que você está pregando.

Por que? – Toda a ação de Deus tem um propósito. Diga para a igreja qual é o propósito de Deus com mensagem que você está ministrando. De nada adianta dizer o que Deus pretende fazer e como Ele vai fazer, sem mencionar porque Ele vai fazer. Não transforme a Deus em um gênio da Lâmpada Mágica que distribui coisas aleatoriamente sem propósito. Por exemplo, se Deus está repreendendo explique o porquê.

4- Não copie termos ou expressões de outros pregadores

Tem muito pregador novo repetindo frases de efeito de outros pregadores famosos. Tem gente que copia até a língua estranha! Já vi pregador imitar até o jeito que um conhecido pastor se move no púlpito. Não faça isso! O Espírito Santo tem plena capacidade de te inspirar para que você pregue de maneira singular. Cada um tem seu jeito. Uns tem uma pregação pentecostal como muita língua estranha, já outros são mais contidos. Isso não importa quando você ministra exatamente o que Deus quer. Além de ridículo, copiar outros pregadores denota falta de unção e intimidade com Deus.

5- Seja humilde e ore pedindo sabedoria 

Um grande pregador internacional uma vez disse que toda vez que subia no púlpito ele sentia as mãos suarem, sensação típica de quando estamos prestes a encarar uma situação que nos deixará anciosos. O pregador explicou que embora tenha pregado em várias igrejas e em muitos países, ele tinha a mesma sensação de quando pregou a primeira vez. “No dia em que essa sensação sumir, saberei que perdi a unção de Deus, pois estarei subindo no púlpito achando que sei tudo”, disse ele. Tenha sempre humildade. Nunca fique achando que você prega melhor ou inferior a alguém ou que você já sabe tudo. Tenha sempre em mente que você sempre dependerá do Espírito Santo para pregar. Ore a muito a Deus pedindo sabedoria e orientação.

Leia aqui a 2ª parte do artigo.

Author: Saulo da Cruz

É Formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Santanna. Cristão pentecostal, atua como obreiro e pregador da Palavra de Deus a mais de 14 anos. Criou o site de notícias TV Pentecostal em 2007 para levar informação e entretenimento para o povo de Deus.

Veja também:

Comente através do Facebook

29 comments on “Conheça as 5 dicas para quem está começando a pregar na Igreja – Parte 1

  1. francisca ivonete diz:

    gostei muito das dicas para ser prepara antes de prega,pois muitos falam que vai falar com a igreja e o espirito de Deus,mas nada impedi de busca ler mais a blibia antes de prega pois sabemos que muitos erram por não conhecer a palavra de Deus porquê são elas que testificam de Deus aleluia.

  2. Arinny diz:

    Gostei muito dessas dicas.

  3. sandra aparecida vieira de castro diz:

    gostei muito das dicas vai me ajudar muito gostaria que colocasse no meu email outras dicas poi estou começando pregar e quero ser usada por DEUS e pregar em outra igrejas assim se DEUS mandar tudo é pela permissão de DEUS. meu email é sandramlh2011@hotmail.com

  4. sonia diz:

    vou pregar pela primeira vez,estas dicas vai me ajudar bastante

  5. aparecida diz:

    excelentes dicas pois é importante conhecer as sagradas escrituras

  6. [...] Atendendo a vários pedidos, daremos andamento a nossa série de dicas para pregadores iniciantes. Nesta 2ª parte do artigo, abordaremos outras 5 sugestões para que os novos pregadores se saíam bem quando iniciarem sua carreira de pregador. Lembramos mais uma vez que o intuito desse artigo não é ensinar ninguém a pregar, apenas ajudamos o pregador a evitar erros bastante comuns no início do seu ministério e assim contribuir para o desenvolvimento de um bom pregador. Começaremos esse artigo com a 6ª dica, ressaltando que as 5 dicas do artigo anterior podem ser visualizadas clicando aqui. [...]

  7. SANDRA REGINA diz:

    ADOREI AS DICAS PARA GANHAMOS ALMA PARA JESUS,POIS ELE ÉSÁBIO A PRÓPRIA SABEDORIA

  8. gilson brito diz:

    apremderei muitos com essas dicas

  9. gilson brito diz:

    hoje 19 de junho sera a minha primeira pregaçaõ estou muito ancioso e nervoso mas porem orando a Deus e pedindo orientação e sabedoria para ministrar a palavra de Deus e essas dicas com certeza vai me ajudar muito obrigado e que Deus abençoe todos nós.

  10. Telma diz:

    A paz do Senhor a todos,gostei muito dessas dicas pela misericórdia Deus me deu o dom da palavra e particularmente amo a palavra não comecei pregar ainda,pois estou esperando o tempo de Deus chegar na minha vida.Enquanto isso estou examinando as sagradas escrituras,pedindo orientação do Espírito Santo e buscando conhecer mais de Deus e trazer as almas das trevas para divina luz.

  11. clarismar diz:

    meu sonho é pregar na igreja maas me falta coragem. mas aqui consegui bastante ajuda

  12. gustavo diz:

    ola, novamente eu gostei muito dos ensinamentos mas ainda tem muitos pregadores ai a fora que deveriam estar lendo estas publicações….

  13. Nayara diz:

    gostei mto das suas dicas, estou me esforçando pra levar almas pra cristo e creio q suas palavras me ajudarão

  14. valdeir valdeci borges diz:

    A Paz do Senhor .meu pastor quer me pôr pregar mais não sei nem pôr pode começo.
    creio que essas dicas vão mw ajudar.orwm pôr mim . amém .Que DEUS abencoe a todos

  15. elza maria dos santos diz:

    a paz do senhor .gostaria que mim ajude a mim torna uma pregadora ,ja esta surgindo as oportunidade pra pregar, gostaria que mim ajudasse cm devo
    começa falar do amor de jesus, não quero envergonha o nome do senhor mim ajude por favor. obrigada e agradeço em nome do senhor jesus..

  16. Carlos Alberto Ramos e silva diz:

    A paz do senhor Pr. gostei muito das dicas faz anos que eu não prego mas depois destas dicas vou me dedicar mais que Deus nosso Pai eterno lhe abençoe.

  17. celenildo costa diz:

    A paz do senhor irmão gostei das orientaçoes ate mesmo pra minha pessoa, por que as vezes fico confuso com duvida como iniciar uma pregação meio e fim. Agradeço foi muito claro nas dicas.

  18. rose diz:

    a paz do seu senhor meu querido obrigada pela dica tenho um chamado de missionaria as vezes sinto vergonha ate de louvar nas agora com essa dica vou começar aos poucos lendo um versiculo vou pedir orientaçao ao espirito santo mas obrigada fica na paz

  19. valdelito mattos diz:

    paz do senhor
    só tenho 2 mes de pregador, ainda fico muito nervoso para falar de DEUS, no começo foi muito dificil, mais a cada dia DEUS estar me capacitando, estas dicas foi muito boa pra quem estar comessando!

  20. JUCELIA diz:

    Paz do Senhor Jesus Cristo. gostei das dicas tenho um chamado de levar a palavra de DEUS fico muito nervosa quando chego em uma Igreja que as vezes me dão uma oportunidade peco sempre orientação ao Espirito Santo que eu não venha falar nada de min mesma mais que o Senhor venha me usar para falar ….

  21. Gabriel jamba diz:

    amem

  22. Cláudio Crispim diz:

    Achei muito interessante, este artigo do irmão Saulo Souza.

    Tenho um imenso desejo de pregar a palavra de Deus, gostaria que minhas mensagens fossem impactantes a ponto de levarem as almas a aceitarem O Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, entretanto no momemto da palavra, ffico um tanto tenso e nervoso e perco o foco da mensagem, minha boca fica seca de mais, ficando dificil concluir a mensagem, então sou obrigado a encerrar a mensagem antes. Peço a todos os irmãos que lerem este comentário, por favor orem por mim,, e que o Espirito Santo me oriente conforme a vontade de Deus.

  23. Muito obrigado. Estou muito feliz e mas confiante. Que deus te abençoe a paz do senhor

  24. fabiano diz:

    As vezes quando ouvimos mensagens na igreja, nos dá a impresão que estamos assistindo no dvd tamanha a semelhança das mensagens, é engraçado ouvi um alagoando dizer ooochente no meio da pregação ou issscute

  25. Jose antonio diz:

    Foi otima esta fonte

  26. Itaguaci diz:

    O que está acontecendo naz igrejas, é o seguinte:” Os pastores tradicionais estão morrendo e, com isso, veio a reformulação, e isso, sempre com a investida da revelação”, a tutela é revelação, quem em sã razão vai discutir ao contrário, simples vcs não acham, agora Eu, leio a Biblia, e quando observo a vida de Jesus, não vejo nada disso, que se fala e se prega.

  27. Pb Bruno Tercilio diz:

    E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara.

    Lucas 10:2

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>