Conheça as 5 dicas para quem está começando a pregar na Igreja – Parte 2

pulpito

Atendendo a vários pedidos, daremos andamento a nossa série de dicas para pregadores iniciantes. Nesta 2ª parte do artigo, abordaremos outras 5 sugestões para que os novos pregadores se saíam bem quando iniciarem sua carreira de pregador. Lembramos mais uma vez que o intuito desse artigo não é ensinar ninguém a pregar, apenas ajudamos o pregador a evitar erros bastante comuns no início do seu ministério e assim contribuir para o desenvolvimento de um bom pregador. Começaremos esse artigo com a 6ª dica, ressaltando que as 5 dicas do artigo anterior podem ser visualizadas clicando aqui.

6- Não quebre campanhas

Quando um pregador inicia o ministério da Palavra, começa a receber aos poucos convites para ministrar nas igrejas. É muito comum, principalmente em ministérios pentecostais, que o pregador seja chamado para fazer uma campanha que pode durar em média de 3 a 7 dias. Evite a todo custo faltar na campanha. Pregadores que quebram campanhas perdem a credibilidade no setor em que congregam, pois outros pastores terão receio de convida-lo com medo dele “dar o cano”.  Se ocorrer algum problema que impeça a sua presença no culto, comunique o responsável da igreja com antecedência e indique, se possível, outro pregador para substituí-lo. Caso sua agenda seja muito corrida, evite marcar campanhas muito longas, pois o risco de quebrá-las é maior.

7- Cuidados com o português

Para ser um bom pregador não é preciso ter um português perfeito. Entretanto o pregador deve tomar alguns cuidados, pois a pronuncia incorreta de algumas palavras pode deixá-lo em situação constrangedora, vamos a um exemplo real:

Certo pregador abordou o tema da Fé em sua ministração. Muito emocionado ele começou a dizer para a igreja: “Irmãos nessa noite temos que unir a nossa fé, se eu juntar a minha fé com a fé de vocês, as nossas fezes vão chegar ao céu”. É óbvio que o pregador não tinha a intenção de dizer que fezes chegariam ao céu, mas pelo fato de desconhecer que o plural da palavra fé é fés, ele disse algo muito constrangedor. O pregador deve tomar cuidado com certas palavras e expressões para não ser exposto ao ridículo.

Por outro lado, também evite falar palavras difíceis ou que são pouco usadas. Pra quê falar “a epígrafe do texto diz” quando você pode simplesmente dizer “O título do texto diz”? Devemos lembrar que em um culto há pessoas com diferentes níveis de estudo e que o pregador deve falar de maneira simples afim que todos entendam a mensagem integralmente.

8- Cuidados com as comparações

Voltando a um exemplo real, um pregador ministrava sobre passagem de Balaão e sua jumenta. Sabemos que neste episódio, Deus permitiu que a jumenta falasse com Balaão. O pregador tentava transmitir para a igreja a ideia de que Deus usa quem Ele quer e aonde Ele quer, então começou a dizer: “Irmão nesta noite você é o jumento, irmã nesta noite você é a jumenta, então comece a falar o que Deus está colocando na sua boca!”. Veja que comparação infeliz! Os novos pregadores devem fazer comparações corretas dentro da mensagem que foi lida. Nesta passagem quem deveria ser o foco da pregação era Balaão. O pregador poderia ter se concentrado no fato de que  Balaão estava tão desnorteado que além de falar  com a jumenta como se fosse algo mais natural do mundo, não estava vendo o Anjo do Senhor. Ou seja o pregador poderia compará-lo  com crentes que perderam a visão e não conseguem enxergar mais milagres e não comparar a igreja com a jumenta. Conduza a mensagem para o sentido correto.

9- Brincadeiras em cima do púlpito

Uma pregação alegre com uso moderado de humor é sempre bem aceita pela igreja. Mas quando começa o exagero, o púlpito pode se transformar em um picadeiro de circo e o pregador no palhaço. Devemos ter em mente que o momento da ministração da Palavra de Deus é importante. Brincadeiras no momento da Palavra tiram a credibilidade do pregador pois não será levado a sério pela igreja. Em casos extremos os pregadores até ofendem os irmãos com piadas de mal gosto. O pregador não precisa ser sisudo o tempo todo, mas deve evitar a palhaçada.

10- Não transforme o púlpito num tanque para lavar roupa suja

Não existe coisa mais desagradável do que ir a um culto onde um pregador esteja lavando roupa suja em cima do púlpito. Soltam indiretas, criticam suas igrejas e até falam mal do pastor. Falar mal dos outros em cima do púlpito é um atitude covarde. É muito importante que os novos pregadores saibam muito bem que pregar a Palavra é o seu único papel quando subirem no púlpito. Caso contrário se tornarão pregadores frustrados. Quando você é convidado a ministrar a Palavra, é porque Deus depositou em você a confiança para transmitir o que Ele tem a dizer. Não quebre essa confiança dizendo ou fazendo o que Deus não mandou. Com o tempo, pregadores que fazem isso começam a ser evitados nas igrejas e o resultado é o mais desastroso possível: Uma vida ministerial fracassada.

Em breve publicaremos a 3ª parte do artigo.

Author: tvpentecostal

A TV Pentecostal é um site de notícias gospel criado em 2007 para levar informação e entretenimento ao povo de Deus.

Veja também:

Igreja Mundial inaugura templo para 150 mil pessoas
Episódio do Simpsons zomba do arrebatamento da igreja e coloca anjo homossexual no Céu
Programa "Choque de Opiniões" - O uso da TV, internet e rádio
Pesquisa revela que 60% dos jovens estão saindo da igreja. Veja reportagem e comente
Usuário do Youtube resgata a história da IPDA em vídeos da década de 90
Onde está o Pastor Daniel Miranda?

Comente através do Facebook

11 Responses to Conheça as 5 dicas para quem está começando a pregar na Igreja – Parte 2

  1. Pingback: Conheça as 5 dicas para quem está começando a pregar na Igreja | TV Pentecostal

    • gostei dos ensinamentos, ainda que muito aprendendo sempre tenho o que aprender, samos como o r io que flui. tendo Deus como cabeça de todos, a Paz !

  2. amilcar de campos

    muito bom, gostei muito das msgs, nos ensina muito

  3. Célio Xavier da Cunha

    Irmão, continue com as dicas para os pregadores, são importantíssimas, estou gostando muito, Deus te abençoe no nome de Jesus.

  4. essas 10 partes da publicação que eu acabei de ler eu tenho certeza que vai mim ajudar bastante nas minhas pregações pela a frente ate que JESUS venha. quero aproveitar e pedir oração por a minha vida tenho apenas 13 anos de idade i já sei que DEUS tem algo tremendo na minha vida eu já sinto o chamado de DEUS sobre a minha vida. rogo as orações dos amados irmão. que a paz do Senhor seja com todos nos e que logo logo eu esteja aqui falando o que DEUS fez por mim..

  5. Parabéns pela publicação

    Sou pregador da palavra e apreendi muito aquii

  6. quando puder vou tirar varias copias e deicha las na ijreja pra divulga isso è muito importanti apas do senhor jesus

  7. Agradeço ao meu Deus e Pai por todas as coisas boas que vivi, por que sei que o bem apenas dele é que veio. O que vivi de ruim em minha vida, foi por ignorância, estupidez e escolha minha. Mas minha felicidade eu só devo ao Pai!Que hoje o dia seja melhor que ontem e que as nossas realizações sejam como teu desejo e tuas decisões e nunca como a minha escolha nem minhas vaidades. Eu espero que tenha piedade das minhas atitudes que nem sempre são como deveriam ser e que em tuas mãos deixo o merecimento que eu tiver… Que a humildade nunca fuja dos corações e que o amor tenha a plenitude perfeita nos corações dos homens. Senhor, te agradeço pela vida, uma nova vida que me destes e que nem sei se sou tão merecedor desta dádiva e por tanto que realizo dia-a-dia e às vezes nem noto tua doce bondade. Também te agradeço pelos momentos felizes e pelos tristes também, pois na tristeza agente procura mais tua presença… E entender que eu deveria ajudar mais, mesmo com aquele pouquinho que não ofertei quando meu irmão mais necessitava.

  8. JORGE WEULER DE PAULA

    ola amigos .boa tarde .sempre tive curtiosidade de como iniciar meu ministerio pastoral .pois muitos amigos me dizem sobre isso .mas sabendo que o chamado tem que ser de deus acredito que chegara no tempo certo.ja louvo na comunidade onde congrego .agora so me falta aprender mesmo como pregar .se for preciso prego pra uma pessoa na rua ,pelo facebook.em qualquer meio mas quando tem que subior no altar ai fica mais dificil peço a oraçao dos irmaos em prol deste meu ministerio ok .um abraço .valeu pelas dicas vou estuda-las e memoriza-las pra aprender cada dia mais
    obrigado

  9. Leonardo tinoco

    Louvo a Deus pela sua vida varao….Que o senhor continue te usando!

  10. ana cristina araújo silva

    gostei muito das dicas,pois estou me preparando para pregar,pela misericordia !

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>